sábado, 4 de setembro de 2010

Aquecimento Global

As diversas intervenções do homem na natureza, estão gerando uma série de problemas ambientais que no futuro trarão grandes problemas para a sociedade.
Durante mais de cem anos, o carvão e o petróleo nos deram energia farta e relativamente barata para encher o mundo de lâmpadas, movimentar carros, navios e locomotivas, fazer funcionar a indústria, além de ligar rádios, televisões, computadores e centenas de eletrodomésticos com eletricidade. Mas eles também sujaram o mundo. Ao serem queimados para gerar energia, petróleo e carvão lançaram na atmosfera uma imensa quantidade de gases com alta capacidade de reter o calor do Sol e aquecer o planeta. Esses gases deixam entrar a luz solar, mas o problema começa depois. A luz bate na superfície e aquece o solo. Quando retorna ao espaço sob forma de calor, é bloqueada pela poluição.
É o agravamento do chamado “efeito estufa”, que poderá elevar a temperatura do planeta a níveis insuportáveis, com conseqüências potencialmente desastrosas para a civilização. Será um baque violento para a agricultura, a saúde da população e até para as cidades costeiras.
Mas ainda há jeito para sairmos dessa situação, basta querermos.

Jéssica Santos

Um comentário: